O SÁBIO

Sabedoria é coisa de velho. Uma criança sábia é idiota. Acontece que para chegar à sabedoria, você tem que ter experimentado as dores da existência até ficar anestesiado. Quando anestesiado, se você não falar mal das porcarias da vida, não culpar Deus, nem qualquer outro, você é sábio. Sabedoria é a arte de, com resignação, ir parando de comer e beber as coisas que você gosta. Sábio é quem não está puto por não poder mais comer um torresminho. Sábio é o frustrado de bom humor. Isto não significa que o sábio seja masoquista, pois um anestesiado nada sente. Então, temos os dois extremos, a criança chorona a quem nada falta e o velho sábio a quem tudo falta, exceto resignação à realidade. E além deste extremo, há o morto que é o anestesiado completo e que não tem sequer a insípida vida do sábio. O sábio tem que, obrigatoriamente, levar uma vida aborrecida, senão onde demonstraria sua sabedoria? O estoicismo é algo marcante e está presente na vida de santos e homens admiráveis. Então se você quiser ser grande e admirável, pare de se divertir, que isso é muito feio. Enfim, chamar de sábio é a recompensa que se dá a alguém que não reclama da vida aborrecida que leva. Grande coisa!

7 Respostas para “O SÁBIO

  1. Repercuti no meu Twitter… Bonjour!

  2. Impassível, imperturbável e… insensível, quão longe estou da sabedoria!

  3. grandes merda ser sábio… pffff

  4. Concordo!
    Acho que esse é o texto mais esclarecedor que li nos últimos anos…
    Foi de uma sabedoria nervosa!!!
    Vou refletir mais uns minutos e postar algum outro comentário aqui.

  5. Bem, “sábias palavras” é um comentário previsível demais, e por isso não o faço

  6. Encontrei no texto uma das melhores descrições de sabedoria que já vi em nossa língua.
    Fui apresentado ao apostos por outro site do grupo, mas gostei muito de seu trabalho, César.

  7. Alexandre Rordigues

    Meu caro, seus textos são realmente muito bons, mas nesse eu tenho que te dizer que fiquei meio acabrunhado…concordo com tudo que você diz, se formos aplicar esse “conceito de sábio aos dias atuais…mas acho também que grandes pessoas (homem ou mulher)que passaram por esta terra e que tiveram uma vida digna o suficiente para servir de influência a outros, inclusive de gerações que ainda estão por vir, creio que esses são sábios, e não creio que tenham tido uma vida aborrecedora…mas como eu penso, cada um tem seu ponto de vista e não posso concordar plenamente com você aí nesse ponto…abçs…

Deixe um comentário

