VIVA DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE!

“Eu me orgulho de ser regido por dogmas antiquados e escravizado por credos mortos, porque sei muito bem que apenas o dogma sensato perdura por tempo suficiente para ser considerado antiquado”. G. K. Chesterton

Anúncios

2 Respostas para “VIVA DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE!

  1. Viva!
    A intolerância doutrinária da Igreja salvou o mundo do caos. Sua intolerância doutrinal colocou fora de questão a verdade da política, a verdade doméstica, a verdade social e a verdade religiosa; verdades primitivas e santas, que não estão sujeitas a discussão, porque são o fundamento de todas as discussões; verdades que não podem ser questionadas nem por um momento, sem que nesse mesmo momento o entendimento oscile, perdido entre a verdade e o erro, e se obscureça e embace o claríssimo espelho da razão humana.
    Isso serve para explicar porque, enquanto que a sociedade emancipada da Igreja nada fez além de desperdiçar tempo em disputas efêmeras e estéreis, as quais, tendo seu ponto de partida em um ceticismo absoluto, resultaram somente em um ceticismo completo, a Igreja, e unicamente a Igreja, teve o santo privilégio das discussões frutíferas e fecundas. A teoria cartesiana, segundo a qual a verdade sai da dúvida, como Minerva da cabeça de Júpiter, é contrária àquela lei divina que preside ao mesmo tempo à geração dos corpos e à das idéias, em virtude da qual os contrários excluem perpetuamente os seus contrários, e os semelhantes engendram sempre os seus semelhantes. Em virtude desta lei, a dúvida sai perpetuamente da dúvida, e o ceticismo do ceticismo, tal como a verdade sai da fé, e da verdade a ciência.
    Juan Donoso Cortés (Ensayo sobre el catolicismo, el liberalismo y el socialismo. Libro Primero, Capítulo III, “De la sociedad bajo el imperio de la Iglesia Católica”)

  2. Deus proteja o Bispo!
    Deus proteja a Igreja de Cristo!
    Mes Amitiés,
    Beto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s