COMO DIRIA (QUALQUER) PESSOA

(tem quem diga) Eu não nasci para ser gente
(há estátuas gregas mais gente do que eu)
Faço parte do grupo dos que almejam o nada:
Temos uma vontade irresistível de calar o riso
Achamos divertido isso
Façamos o leitor chorar
Que isso é muito divertido

Todo mundo é nada
À parte isso, tem todos os sonhos do mundo
Pois todo mundo é Pessoa

(já eu) sou filho da modernidade
Essa filha insana da eternidade
Que quer, mas ignora o que é, de fato, a liberdade
Que se avista no espelho e se vê nitidamente cega
Por isto estes versos sem regra (com medo de ir ao fim da linha)
Esta prosa mascarada, serva real da poesia
Prosa que não cai em si e insiste em ser poema

Apesar de ter todos os sonhos do mundo
Todo mundo é nada
Pois todo mundo é Pessoa
À parte isso

Sou livre contra estes tempos
Sou preso a ele, mas não deliberadamente
Vivo entre aspas e “espero faltar ao encontro com a morte”
Vivo como todos: evitando a morte e me recusando a viver
A paz me entristece. A guerra me deprime
Saber é sofrer, mas ignorar não é nenhuma alegria
Ser poeta é só mais uma forma confusa de rotina

À parte isso
Todo mundo é nada
Pois todo mundo é pessoa

Não saber é hoje a grande moda
Dando à ignorância – nada douta – um lugar que ela jamais mereceu
A ignorância – nada douta – é a nova rainha dos letrados
“Pensar é errar” é o que pensam os pensadores de hoje
Deus é visível, basta não ser cego dos “olhos de ver Deus”
Quem é cego deveria acreditar naqueles que enxergam
Quem enxerga deveria amar aqueles que são cegos e guiá-los

Todo mundo é pessoa
Apesar dos sonhos do mundo
Todo mundo é nada
À parte isso

Já fui feliz e achei chato, já fui triste e é pior
Hoje, nenhum dos dois estados me atrai suficientemente
Não os procuro nem fujo deles nem lamento nem me alegro
Os prazeres e as dores são pálidos detalhes dos dias
O tempo – de sóis e luas – está sempre lá fora
Aqui dentro não há tempo, espaço nem destino
Aqui é só um rio que passa e invade tudo

E apesar dos sonhos do mundo
Todo mundo é nada
À parte isso
Todo mundo é Pessoa

3 Respostas para “COMO DIRIA (QUALQUER) PESSOA

  1. Salve a “serva real da Poesia”… clap-clap.

  2. Como sempre,um ótimo texto!!

  3. Que bonito.
    Como eu gosto.
    Deus te conserve assim.
    Ari

Deixe um comentário

