O CANCIONEIRO DE ELOMAR

foto2.jpg
Elomar não faz shows, faz concertos. Jamais se chamaria “songbook” a obra com a partitura de suas canções. O silêncio da grande mídia sobre o lançamento do cancioneiro de Elomar é mais um escândalo que acontece neste país. Desde quase vinte anos, sempre que vou a um concerto de Elomar e consigo falar com ele, pergunto sobre um livro com as cifras de suas canções. E ele me respondia sempre: “tenha paciência”. Na falta de opção, tive paciência e a espera foi recompensada com uma obra mais completa do que eu esperava. O magnífico trabalho feito pelos músicos Letícia Bertelli, Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Kristoff Silva e Avelar Júnior é, com certeza, excelente argumento a favor deles no juízo final. Eu queria cifras, apenas o nomezinho do acorde em cima da poesia. Nada disso, me deram a partitura precisa da voz e do violão do menestrel do sertão. Trata-se de um documento que se não fosse agora, seria feito em 200 anos ou 300 ou 500, pois daqui a mil anos o mundo falará de Elomar. Xangai, um de seus melhores intérpretes, diz que Elomar é melhor que Shakespeare e melhor que Mozart, pois nunca se viu uma melodia do bardo inglês e nem um poema do gênio vienense. Claro que se trata de um chiste do cantor baiano, mas não chega a ser um exagero, acreditem.
Espero ansioso (e com paciência) o livro com as partituras das obras de Elomar para violão solo. Que Deus ilumine e dê ânimo a alguém para enfrentar a empreitada de modo que o produto seja tão bom quanto este “Elomar: cancioneiro” (2008, Duo Editorial Ltda).
ps – é injusto deixar de falar do projeto gráfico, dos livros que acompanham os cadernos de partitura, até da caixa que não tive coragem de jogar fora de tão bonita que é.

18 Respostas para “O CANCIONEIRO DE ELOMAR

  1. Assim como você esperava também ancioso por esta obra, cheguei a encher o saco na comunidade clamando pelas partituras, mas, como você disse, a espera valeu a pena, o trabalho foi muito bem feito, as partituras são de ótima qualidade com uma originalidade magnífica, assim como você não joguei a caixa fora (falo daquela caixa de papelão que encobre a verdadeira caixa branca com as partituras)estou feliz em ter adquirido essa obra desse que considero um dos maiores gênios da música mundial e assim poder engordar minha coleção, que agora, além de todos os CDs de Elomar (exceto Sertânia), tenho a obra registrada em partituras e num livro lindo cheio de surpresas. Abraços e parabéns pelo artigo.

  2. DESCULPE-ME TODOS,MAS NÃO DOU, NÃO EMPRESTO, NÃO VENDO EU QUE JÁ TINHA OS DISCOS DE VINIL, TENHO AGORA A OBRA COMPLETA DO SR. ELOMAR, GOSTEI BASTANTE ALIÁS ESTAVA ANSIOSO. ESTOU TENTANDO APRENDER CLARINETA PARA SABER TOCAR CURVAS DO RIO, INCELENÇA PRO AMOR RETIRANTE, ARRUMAÇÃO, CANTIGA DE AMIGO, O RAPTO DE JUANA DO TARUGO, DENTRE OUTRAS. SO LEMBRANDO VOU GUARDAR ESTA OBRA PARA OS MEUS FILHOS, NETOS, BISNETOS, ENFIM PARA AS PROXIMAS GERAÇÕES.

  3. Que maravilha, meu amigo.
    Saudades de você.

  4. Olá…
    Que bom que gostou do trabalho.
    Muito nos alegra saber que essa publicação é bem vista aos olhos de pessoas tão admiradoras do trabalho de Elomar como você.
    Um forte abraços de toda Equipe da DUO Editorial envolvida nessa empreitada.
    Com Carinho!
    Ariel Luccas
    DUO Editorial LTDA

  5. Concordo plenamente que Elomar é um artista eterno e dele se falará daqui a centenas de anos.
    Estou felicíssimo com o lançamento desse cancioneiro, pois faço parte do seleto grupo de pessoas que se encantam e se elevam com a obra dessa grande figura. Ocorre que a dificuldade para se encontrar esses livros, aqui no Rio de Janeiro , é simplesmente absurda!Os vendedores parecem mesmo nunca terem ouvido falar em Elomar. Gostaria de fazer uma pequena observação: pelo que andei pesquisando, parece que não constam as peças para violão solo lá do final das “Cartas catingveiras” ( “Calundu e cacorê”, “Duvê esse chão quema meus pé” etc…)é verdade?
    De todo modo, parabéns e obrigado por esse belo trabalho.
    abraços
    Oswaldo

  6. Olá, amigos. Eu e os demais membros da equipe do Cancioneiro do Elomar ficamos sempre gratificados ao ver quão sincera e positiva é a receptividade por este trabalho. Dá gosto ver…
    Agradeço em nome de todos os músicos que tomaram parte neste projeto.
    Aproveitando, explico ao Oswaldo (e aos próximos que aparecerem) a ausência das obras de violão solo: a intenção era focar somente no cancioneiro. Assim, ficaram de fora todas as obras instrumentais e também as óperas do Elomar. Trabalho para o futuro, quem sabe? 🙂
    Abraços a todos.

  7. Adriano Alves Pinto

    Que blog bacana! Que surpresa agradável!
    Tenho um projeto secreto que quero dividir com vcs.
    Gostaria muito de produzir uma nova edição de Cantoria. Um documentário/Show com Elomar, Xangai e Vital Farias, gravada no sertão entre as cabras e os “cabras”. Um registro desses Griots que possa servir para que as gerações futuras de sertanejos possam compreender um pouco mais seu mundo e assim poder passar adiante.
    Eu acho que consigo viabilizar essa produção. Quem me ajuda?

  8. Do Mestre se pode esperar muitas surpresas pois ele como todo bom e original “matuto” é uma caixa delas, tive a graça de assití-lo numa apresentação arrebatadora aqui em Vit. da Conquista – Ba 12/2008,no “Natal da Cidade” (proj. musical da Prefeitura local) donde o mesmo fechou as apresentações com uma demonstração de excelência, técnica e se é que posso dizer “Singularidade”, ouvi falar que o mesmo se refere à minha “tetravó” na canção Dassanta, pois era assim que ela era lembrada (fulô da Panela – Eufrosina Trindade) fiquei encantado com tamanha presença de palco,… Elomar significa aos meus ouvidos família, “origens”… pena que fui conhecer tua obra tão tarde, porém ELOMAR já é eterno por si só!

  9. É simplesmente o MELHOR

  10. Antonio Lucio Menezes Lacerda

    Ficou muito legal o livro, quem me apresentou a obra de Elomar foi o meu primo Hudson Lacerda que participou da produçao, pois eu conhecia so a musica arrumação

  11. Antonio Lucio Menezes Lacerda

    Ficou muito legal o livro, quem me apresentou a obra de Elomar foi o meu primo Hudson Lacerda que participou da produçao, pois eu conhecia so a musica arrumação

  12. I don’t like your template but your posts are quite good so I will check back!

  13. Essa afirmacao de Xangai mostra que ele nao conhece nem Shakspeare nem Mozart e muito menos conhece as limitacoes de Elomar.Perdeu uma grande chance de ficar calado.

  14. Roberto, nos mostre um poema de Mozart e uma peça instrumental de Shakespeare para que analisemos melhor a frase de Xangai. Acho que foi você quem não entendeu o chiste da frase.

  15. Mozart compos muitas óperas,ópera é uma história cantada em versos e Elomar também compoe óperas.Shakspeare foi o maior dramaturgo da história e suas tragédias inspiraram músicos e poetas.Elomar tem óbras teatrais.Ambos influenciaram a óbra de Elomar,entendeu?

  16. Nas operas que Mozart compoôs, os libretos, isto é, a letra das peças cantadas, eram de outras pessoas (dá uma pesquisada). Mozart fazia apenas a música. Elomar faz tudo, letra e música. O fato de Shakespeare ter inspirado músicas não faz dele um compositor. Jesus Cristo inspirou muito mais que isso. Para você Jesus Cristo era um grande compositor, escritor e cineasta, é isto?

  17. Mozart convidou poetas para suas óperas e trabalhou com eles.Essa conversa infeliz de Xangai desmerece até Elomar porque até eu que sou um compositor mediocre sou melhor que Shakspeare.Quanto a Cristo não existem provas de sua existência quanto mais de suas habilidades artisticas,então posso dizer que sou melhor do que ele em qualquer coisa.

  18. Fazer comparaçoes não é conviniente.No mundo todo se faz música de excelente qualidade,como no Brasil já se fez.vide Villa Lobos,Guerra Peixe etc.Lindenberg Cardoso seria grande compositor se não tivesse morrido.Elomar é grande no gênero que ele mesmo criou.Fez óperas populares mas pecou fazendo con que fossem cantadas aos moldes líricos italianos.Rick Wakeman foi mais felis em suas óperas cantadas de forma popular como os cantores de rock.Mozart é intocável por ter sido um gênio,assim como shakspeare.A poesia dele é musical,assim como a música de Mozar é poética.Tudo é uma só coisa,Abraço.

Deixe um comentário

